Santa Maria

Começa a limpeza e descontaminação da boate Kiss

Marilice Daronco

"

Começou na manhã desta quarta-feira o processo de limpeza e descontaminação do prédio da boate Kiss em Santa Maria. Após o trancamento do trânsito na Rua dos Andradas, entre a Rua André Marques e a Avenida Rio Branco, e a montagem das tendas que já cobrem toda a fachada do prédio, seis pessoas se preparam para entrar no local.

Cinco funcionários da Geo Emergência Ambiental e três servidores da Fepam passaram pelos tapumes por volta das 8h30min com equipamentos e refletores alimentados por um gerador, que está dentro da estrutura das tendas. Na primeira avaliação, os técnicos definiram que, para garantir a segurança da equipe, a marquise de metal que faz parte da fachada, deverá ser retirada para evitar acidentes.

:: Sapatos, roupas e carteiras de vítimas foram achados na limpeza da boate
:: Para Justiça, familiares de vítimas da Kiss devem pagar por descontaminação de objetos pessoais

Com isso, levantou-se a hipótese de que a logomarca da boate fosse retirado, o que contrariou a vontade dos pais das vítimas que acompanham os trabalhos. O advogado Luiz Fernando Smaniotto, que representa a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), deve procurar o juiz Ulysses Fonseca Louzada para garantir que a fachada seja mantida como está. Porém a empresa garantiu que esta parte da estrutura não será afetada, deverá ser mexido apenas o que pode causar riscos à segurança da equipe.

Nesta primeira fase, a equipe se divide da seguinte forma: os funcionários da Geo realizam um processo de aspiração do ar. A poeira do ar é sugada por um cano que leva os detritos até um recipiente com água, para não contaminar a atmosfera. Enquanto isso, os servidores da Fepam recolhem os pertences das vítimas, que devem permanecer guardados no interior da boate, até que uma empresa seja contratada para descontaminar os objetos. Tudo está sendo documentado em um inventário. A expectativa é de que o trabalho ultrapasse as 18h, graças ao auxílio dos refletores que iluminam o interior do prédio. Já a retirada de objetos mais pesados como mesas e cadeiras devem ser realizados amanhã.

Cerca de dez pais dormiram em frente a boate esta noite. A intenção era garantir que os objetos pessoais dos filhos fossem separados e guardados, conforme o combinado em reunião na terça-feira de tarde. Como os pertences estão sendo inventariados pela Fepam, a expectativa é de que eles não passem outra noite em frente ao prédio.

COMO DEVERÁ SER TODO O PROCESSO DE LIMPEZA

- Na Rua dos Andradas, em frente ao prédio, será montada uma estrutura com tapumes nas três laterais e lona na cobertura, formando uma bolha no entorno da boate

- A bolha impedirá que pó decorrente do trabalho de limpeza se espalhe no ambiente externo

- Deve ser montado um sistema de iluminação interna com geradores e refletores e instalada uma linha de exaustão, "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mulher que atirou em van escolar está foragida

Próximo

Jovem e adolescente feridos em acidente na BR-287 estão em estado grave em UTIs

Geral